A margem de lucro é um dos fatores mais importantes para o sucesso do seu negócio. É através dela que se calcula a porcentagem de lucratividade do mês, sabe-se o quão rentável o negócio está sendo em longo prazo e pode se administrar de maneira mais realista todas as finanças.
De forma bem simplificada, uma margem de lucro é a porcentagem que define quanto “sobrou” para a empresa após todos os custos que teve para produzir, vender e entregar seu produto ao consumidor, como juros, impostos, gastos com produção, etc.
Essa porcentagem, que mostra o lucro obtido após todos os custos e despesas, é adicionada ao custo total de um produto para representar o valor final em que ele será comercializado.
Assim como existe o salário bruto e o salário líquido, existem também as margens de lucro bruta e líquida, e a diferença entre elas são as mesmas aplicadas aos salários. A margem de lucro líquida sempre terá os descontos de tributações, despesas com a produção e outros tipos de custos, já para calcular a margem de lucro bruta, basta dividir o lucro bruto pela receita.
Independentemente se você procura alcançar uma boa margem de lucro para um produto ou para um serviço, o objetivo de todo o empreendedor é o mesmo: ter lucratividade saudável para sua empresa e, assim, alcançar sucesso suficiente para permanecer ativa e crescer. Para isso, indicamos que você: Compare seus preços com os de concorrentes; Coloque preços adequados; Procure não focar no lucro e, sim, na margem de lucro ideal; Faça o planejamento de seus custos e despesas.
Quer ter a certeza que a contabilidade da sua empresa está organizada? Então entre em contato com a Digital Office BPO agora mesmo e garanta toda a assessoria contábil especializada que podemos oferecer para o seu negócio.