O primeiro semestre do ano já passou, e com isso questionamos você: sua empresa está cumprindo o orçamento proposto? Você faz o acompanhamento deste orçamento? O orçamento empresarial funciona como um mapa para guiar suas decisões financeiras durante os próximos meses ou no novo semestre que se inicia.
O controle das finanças é a base para a sustentabilidade de qualquer negócio, seja pequeno, médio ou grande e de qualquer setor. Manter os resultados positivos em meio a tanta mudança de mercado exige que a gestão financeira esteja sempre em dia.
Se você ainda não elaborou seu orçamento, nós ajudamos você. Para iniciar é necessário fazer um diagnóstico financeiro, revisando os relatórios do ano ou dos últimos meses e analisar indicadores como volume de vendas, lucro (ou prejuízo), custos e despesas, faturamento, gastos com impostos, etc. A seguir, é necessário definir os objetivos e metas financeiras do negócio, e incluir qualquer outra receita esperada para o período.
Depois de ter uma boa projeção das receitas, é hora de listar todos os custos e despesas esperados no orçamento empresarial. É essencial que você contabilize todos esses gastos e faça uma estimativa para o próximo período. Também é importante que o orçamento empresarial inclua o ativo fixo da empresa, ou seja, seus bens e direitos permanentes que garantem seu funcionamento. Investimentos precisam estar presentes.
Agora que você já projetou suas receitas, custos, despesas e investimentos, só precisa organizar toda essa informação em uma planilha, software ou ferramenta da sua preferência, além de acompanhar este orçamento proposto para garantir que sua empresa fique sempre dentro dos valores esperados.
Os impactos de um bom controle financeiro são inúmeros e, tudo o que for movimentado erroneamente, ou qualquer desperdício de dinheiro, pode ser detectado a tempo de ser resolvido sem grandes impactos.
Conte com a expertise de todo o time da Digital Office BPO para sua empresa ter ainda mais controle financeiro. Entre agora mesmo em contato conosco e descubra como.